eu pedi, beá na realidade eu queria fazer o mapa da aldeia, havia combinado com dois indios jovens que me viram medir a aldeia em passos e toparam me ajudar, mas na hora " de tarde" eles tinham ido pescar... a história havia se espalhado e a cecília apareceu com uma verdadeira tropa de crianças que cruzaram a praça central batendo os pés e cantando: de-se-nho, de-se-nho! foi incrível! desenrolamos uns 6 metros de papel sob a mangueira e todos sentaram em volta munidos de carvão. a coisa aconteceu numa harmonia incrível, naturalmente se agruparam por idade, os mais velhos fizeram o desenho da esquerda, as crianças os do meio e os mais novinhos, o da direita... depois chegaram mais crianças e cortei novo pedaço de papel. fiquei realmente impressionada como todos tinham plena noção espacial de onde habitam!
O que mais impressiona, além da compreensão espacial é o uso dos outros elementos; animais, vegetação e palavras, para complementar o registro. Uma verdadeira iconografia da tribo, reaparece em todos os desenhos.
"O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa, era uma imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa. Passou um homem depois e disse: essa volta que o rio faz por trás de sua casa se chama enseada. Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia uma volta atrás de casa, era uma enseada. Acho que o nome empobreceu a imagem."
3 comentários:
Que legal Silvia!
Eles todos desenharam a tribo.
Foi você que pediu?
Ou os mapas sairam espontaneamente?
eu pedi, beá
na realidade eu queria fazer o mapa da aldeia, havia combinado com dois indios jovens que me viram medir a aldeia em passos e toparam me ajudar, mas na hora " de tarde" eles tinham ido pescar...
a história havia se espalhado e a cecília apareceu com uma verdadeira tropa de crianças que cruzaram a praça central batendo os pés e cantando: de-se-nho, de-se-nho! foi incrível!
desenrolamos uns 6 metros de papel sob a mangueira e todos sentaram em volta munidos de carvão.
a coisa aconteceu numa harmonia incrível, naturalmente se agruparam por idade, os mais velhos fizeram o desenho da esquerda, as crianças os do meio e os mais novinhos, o da direita... depois chegaram mais crianças e cortei novo pedaço de papel.
fiquei realmente impressionada como todos tinham plena noção espacial de onde habitam!
O que mais impressiona, além da compreensão espacial é o uso dos outros elementos; animais, vegetação e palavras, para complementar o registro. Uma verdadeira iconografia da tribo, reaparece em todos os desenhos.
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