quinta-feira, 5 de agosto de 2010

aldeia III



a noite, na rede, fiz este desenho da esquerda procurando me lembrar da organização da aldeia entorno da imensa praça central circular que tanto havia me impressionado.
de manhã cedinho resolvi contar em passos a aldeia para ter uma idéia de dimensões:
- a oca tradicional tem 29 passos de comprimento
- a praça tem 270 passos de diametro
- a casa dos homens (unica construção no circulo central onde mulher alguma pode entrar) fica no centro no sentido N/S e deslocada 45 passos do centro no sentido O
- as traves do campo de futebol fica a 70 passos da casa dos homens
...
depois perdi as contas porque dois indios ficaram curiosos com o meu desenhar, enroscamos na conversa e ficamos de fazer um desenho completo juntos a tarde...mas nos desencontramos no horário indigena e aconteceu toda aquela história que conto no aldeia I





e os círculos ficaram na minha cabeça
eu os via por toda a aldeia












.

Nenhum comentário: